NUTRISAFRA Fertilizantes de Alta Performance

NUTRIÇÃO DE ALTA PERFORMANCE DA BATATA 03/04/2020

batata2

Faça o download do Boletim Técnico Batata

A batata é uma das culturas olerícolas de maior importância a nível nacional e no mundo, basicamente como uma das principais fontes de carboidratos para diversas populações. Sua origem é da região dos andina, pertencendo a família das solanáceas, mais especificadamente pertencente a espécie Solanumtuberosumssp sendo uma solanácea de cultivo anual. A cultura da batata apresenta basicamente quatro estágios de desenvolvimento no campo, onde aspectos fisiológicos são de grande importância para a nutrição adequada e o sucesso da atividade.

O primeiro estágio se resume ao período do plantio da batata semente pré-brotada até a emergência das hastes, onde a planta utiliza as suas reservas de nutrientes da planta mãe (uma vez que ainda não existe raízes), a alta concentração de nutrientes principalmente o potássio na solução do solo pode contribuir para o apodrecimento prematuro das batatas sementes éter um efeito de salinidade sobre a emissão do sistemas radicular.

O segundo estágio compreende do período entre a emergência das hastes e início da tuberização. Esse estágio se caracteriza pelo começo da emissão do sistema radicular que necessita de fósforo e principalmente o cálcio para o seu estabelecimento, normalmente oriundos da adubação de plantio. Quando se busca uma produção de alta performance sempre optamos pelo parcelamento da adubação de cobertura, visando a construção de uma planta mais proporcional e estruturada visando uma melhor absorção de foto assimilados e consequentemente maior produtividade.

O terceiro estágio se caracteriza pelo prolongamento da tuberização até a planta atingir o máximo do seu desenvolvimento vegetativo. Esse estágio representa o rápido desenvolvimento da parte área e pela translocação acentuada de foto assimilados para os tubérculos, através da síntese de carboidratos pela elevada taxa fotossintética. Nesse período recomenda-se a segunda aplicação de fertilizantes afim fornecer nitrogênio e potássio para o enchimento dos tubérculos. Além disso outros nutrientes como magnésio, cobalto e molibdênio aplicados via foliar devem ser levados em consideração por participarem ativamente no processo de síntese e translocação de foto assimilados dentro da planta.

  O quarto estágio se caracteriza pelo final do período de vegetação e início da senescência. Nessa fase o ganho de peso nos tubérculos é bem acentuado enquanto a parte aérea estiver ativa. Problemas fitossanitários normalmente se intensificam nessa fase, oriundos de uma adubação desiquilibrada com excesso de nitrogênio, favorecendo doenças fúngicas e bacterianas até o momento da dessecação e colheita.

  O primeiro passo é a correta correção do ph do solo, mantendo-se o ph entre 5,5 – 6,5 para favorecer a absorção dos macros e micro nutrientes, fornecimento adequado de cálcio e magnésio para o bom desenvolvimento da cultura e uma saturação de bases ao redor de 70-80%.  

 batata1

Manejo Nutricional Nutrisafra

  A nutrição de alta performance constitui a utilização de fertilizantes de alta eficiência, no momento certo, na dose e local corretos. Assim estaremos nutrindo a planta de maneira eficaz para a alta produtividade da cultura.

  A adubação de plantio constitui na utilização de produtos da Linha Cooperhúmus, que possuí em sua formulação a presença de ácidos húmicos e  fúlvicos favorecendo o correto estabelecimento do sistema radicular, nutrientes de liberação gradativa para melhor absorção pela planta e evitando os processos de perdas por fixação ou lixiviação dos nutrientes 

Após o plantio durante o estabelecimento vegetativo das hastes a aplicação foliar do bioestimulanteAminomagma, Lift Cálcio e Nutri CoMo para o melhor estabelecimento da parte aérea além de fornecer os micronutrientes necessários para o seu bom estabelecimento.

  A primeira cobertura deverá ser realizada quando as hastes alcançarem de 15-20cm com o fertilizante Calciolitho 12-00-12 afim de fornecer nitrogênio e potássio na relação 1:1, para o desenvolvimento inicial dos tubérculos em conjunto com cálcio e magnésio de origem orgânica para suprir a necessidade da cultura e proporcionar plantas mais estruturadas e resistente a adversidades.

  A segunda cobertura será realizada 10 dias após a primeira cobertura, ou seja, quando as plantas alcançarem entre 25-30cm com o fertilizante Calciolitho 10-00-18 para fornecer nitrogênio e potássio, agora na relação próxima a 1:2, juntamente com cálcio e magnésio de origem orgânica e alta mobilidade.

  A Manejo Nutricional Nutrisafra associado ao correto controle de pragas e doenças é garantia de alta produtividade da batata, além da melhora da qualidade como o aumento de matéria seca, melhora na classificação, aumento da vida de prateleira e qualidade nutricional.

Escanear o código