NUTRISAFRA Fertilizantes de Alta Performance

NUTRIÇÃO DE ALTA PERFORMANCE NO CULTIVO DO PIMENTÃO 09/04/2020

Engenheiro Agrônomo André Terra
Departamento Técnico – Nutrisafra Fertilizantes

O pimentão é pertencente à família das solanáceas que produzem frutos amplamente consumidos a nível mundial; pertencente a espécie Capsicum annuum de cultivo anual é originária das Américas, mais precisamente do norte do Chile até os Estados Unidos. Os pimentões apresentam uma grande variedade de tamanhos, formatos e cores sendo dessa forma muito consumidos nos mais distintos tipos de preparos.

Sem título

De uma maneira gera o cultivo dos pimentões se apresentam numa grande variedade de técnicas de cultivo, pois existe o cultivo em campo aberto (normalmente variedades mais resistentes e de coloração verde) e em ambiente protegido (onde algumas variedades se destacam pela sua coloração, tamanho, formato e sabor diferenciados), onde se consegue alongar o ciclo produtivo das plantas. Normalmente o cultivo em campo aberto apresenta variedades mais rústicas em relação a parte nutricional e a pragas e doenças em relação as variedades cultivadas em ambiente protegido. Um dos pontos mais importantes no cultivo de pimentão é a deficiência de cálcio, que normalmente gera uma podridão de fundo preto nos frutos, favorecendo o descarte de fruto prematuramente, outro ponto muito importante é a deficiência de boro principalmente no período de inverno, onde temperaturas mais baixas influenciam negativamente no pegamento de frutos e principalmente no formato dos mesmos que se desenvolvem encapsulados.

O cultivo do pimentão sugere inicialmente a correção do solo com uma faixa de pH entre 5,5 a 6,5, visando se elevar os teores de cálcio e magnésio sugerindo uma saturação de bases na faixa entre 70-80%. Os nutrientes mais importantes no cultivo do pimentão são potássio, cálcio, nitrogênio, magnésio, enxofre e fósforo respectivamente. Sugerimos o preparo de solo com antecedência de 60 dias a data de plantio, para a correta ação dos corretivos previamente.

PIMENTÃO NUTRISAFRA

Programa Nutricional Nutrisafra

 A nutrição de alta performance constitui a utilização de fertilizantes de alta eficiência, no momento certo, na dose e local corretos. Assim estaremos nutrindo a planta de maneira eficaz para a alta produtividade da cultura. 

 A adubação de plantio sugerimos o uso de uma fonte de matéria orgânica o fertilizante Magmaton; que apresenta em sua formulação altos teores de ácidos húmicos e fúlvicos, com elevada CTC, afim de propiciar um excelente desenvolvimento radicular para resistir as adversidades ao solo do ciclo produtivo.

 A adubação de risco ou cova, sugerimos um manejo que constitui no uso de dois tipos de fertilizantes distintos, o Biorin e o 2B Plus. O 2B Plus irá fornecer os macro e micro nutrientes essenciais para o bom desenvolvimento da cultura e o consorciamos com o Biorin uma fonte de fósforo de liberação gradual com um coquetel de micro-organismos naturais do solo para melhorar o sistemas radicular da planta e fornecer fósforo ao longo de todo o ciclo produtivo, garantindo assim frutos de qualidade no final de ciclo o que se torna um diferencial pela qualidade e padronização; diminuindo assim os descartes pela falta de padrão.

 Durante o ciclo produtivo é necessário realizar a cobertura com nitrogênio, potássio e cálcio. Em áreas sem fertirrigação sugerimos o uso do Calciolitho; uma fonte de nitrogênio e potássio balanceada e com uma fonte de cálcio de alta eficiência e mobilidade do Lithothamnium para evitar o surgimento de fundo preto dos frutos. Em áreas com a presença de fertirrigação sugerimos o uso do Salitre do Chile natural Nutri-K, produto 100% solúvel em água e de alta performance para fornecimento de nitrogênio e potássio, sendo associado a uma fonte de cálcio complexado, de natureza física liquida o Lift Cálcio que é aplicado simultaneamente ao Nutri-K afim de fornecer cálcio e micronutrientes favorecendo assim o excelente desenvolvimento da cultura, com frutos padronizados e qualidade melhorando o shelf-life durante o período de comercialização.

 A Nutrisafra Fertilizantes disponibiliza hoje para o mercado brasileiro Fertilizantes de Alta Performance, com os quais os produtores e seus técnicos especializados poderão preencher as necessidades nutricionais das culturas, contemplando uma nova metodologia de manejo agronômico, que prioriza além produtividade, a qualidade e a produção sustentável de alimentos.

Conte sempre com o time Nutrisafra
www.nutrisafra.com.br | contato@nutrisafra.com.br
(11) 3648-9100

 

Escanear o código