Nutrisafra Fertilizantes Ltda | Fertilizantes de Alta Performance

Nutrisafra lança fertilizante fosfatado: BIORIN 17/04/2011

O IPCC – “Intergovernamental Panel on Climate Change”, grupo formado pelos maiores especialistas em meio ambiente, tem alertado toda a população mundial para a necessidade da adoção urgente de novos procedimentos produtivos, considerados politicamente corretos e sustentáveis, no sentido de se minimizar o impacto ambiental no curto prazo, especialmente na área agrícola.

A Nutrisafra Fertilizantes Ltda, foi a pioneira no setor de fertilizantes a participar efetivamente neste sentido, disponibilizando para o mercado formulações orgânicas derivadas de fontes renováveis, certificadas pelo IBD. Também disponibiliza as primeiras formulações organominerais, com no mínimo 35% a 45% de seu conteúdo constituído de componentes orgânicos ciclados de alto valor nutritivo. A função é possibilitar aos principais empresários agrícolas um novo conceito, baseado nas novas práticas do manejo sustentável do solo, corrigindo simultaneamente as suas características químicas, físicas e biológicas e, desta, maneira contribuir desde já, para uma agricultura mais pujante, porém, mais equilibrada, racional, sustentável e moderna.

Dentro deste contexto a Nutrisafra Fertilizantes Ltda lança, de forma pioneira, o primeiro fertilizante fosfatado, com P2O5 solúvel em ácido cítrico, que leva o nome de Biorin. O produto é elaborado por meio da melhor matéria-prima nacional constituída de rocha fosfática com alto teor de P2O5, formulada com torta de usina de cana-de-açúcar, rica em leveduras naturais e solubilizada pela primeira vez por um processo biológico, constituído por um “pull” de 36 fungos e bactérias específicas na solubilização do fósforo da rocha tricálcica (rocha fosfática) em P2O5 solúvel em ácido cítrico.

Exclusividade

O Biorin é hoje o único produto disponível no mercado como fonte de fósforo, 100% orgânico, certificado pelo IBD, devidamente registrado nos órgãos oficiais competentes, bem como o único patenteado no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), com a Carta Patente de N° 9903634-7.

O Biorin lançado pela Nutrisafra Fertilizantes Ltda já é um produto que nasce vitorioso, dentro de uma nova conjuntura. Ele é absolutamente necessário para a correção de P2O5 em todos os solos em que este nutriente se encontra abaixo de 60 mg/dm³ a 100 mg/dm³,, bem como para cultivos perenes, onde é imprescindível uma fonte fosfatada, com P2O5 solúvel em ácido cítrico, que proporciona uma liberação gradual, com uma menor indisponibilidade e um residual que poderá chegar a mais de seis ou a oito meses.

O nutriente fósforo é crucial para o desenvolvimento inicial da maioria dos cultivos, desempenhando papel vital na transferência de energia celular, na respiração e na fotossíntese. O P2O5 tem ainda um papel maior na constituição do ATP, ou adenosina trifosfato, principal componente estrutural da maioria dos ácidos nucléicos, os quais constituem os cromossomos, genes, assim como coenzimas, fosfoproteínas e fosfolipídeos essenciais para a formação radicular e toda a constituição equilibrada e balanceada de todos os principais cultivos.

Limitações de fósforo

As limitações de fósforo, o que ocorre na maioria dos solos brasileiros, poderão acarretar num comprometimento grave do crescimento inicial da maioria das espécies vegetais, deficiência grave da qual não se recuperam jamais, mesmo que compensada esta fonte posteriormente.

Assim, o suprimento inicial deste nutriente é fundamental desde os primeiros estágios fenológicos, indicando-nos que o mesmo deverá ser corrigido essencialmente com fontes solúveis em ácido cítrico, em cultivos perenes e, principalmente, na correção de solos em que na sua análise apresentem menos de 60 mg/dm³.

Dados oficiais indicam que os níveis corretos deste nutriente para espécies de reflorestamento e fruticultura poderão oscilar entre 60 mg/dm³ e 75 mg/dm³, já para hortaliças, como o tomate, batata, pimentão, cebola, cenoura, alho, alface, brássicas e morango, os números deverão crescer para a casa dos 100 mg/dm³ a 120 mg/dm³.

Isso evidencia que a fosfatagem com o Biorin é absolutamente necessária, quando se parte de um solo “zerado”, isto é, sem qualquer crédito de cultivos anteriores, com teores de P2O5 inferiores a 10 mg/dm³, bem como de espécies de ciclo rápido altamente produtivas, como todas aquelas já citadas.

Inovação

O Biorin é hoje a fonte fosfatada mais moderna, dentro do novo contexto de sustentabilidade, certificada pelo IBD, específica para cultivos orgânicos, sustentáveis, politicamente corretos e o único patenteado com origem e registro de patente.

O Biorin é hoje uma realidade nas maiores companhias de produção agrícola já inseridas no novo contexto de certificação e sustentabilidade ambiental, como os maiores cafeicultores da região do Sul de Minas Gerais, Refricon Alimentos Ltda., Mc’Donalds, bem como nas maiores organizações interessadas na produção de produtos orgânicos oficialmente certificados com os selos do Orgânico Brasil, JAS (Japanese Agricultural Standard), USDA Organic, IFB etc.

A Nutrisafra Fertilizantes Ltda sente-se mais uma vez honrada de ser pioneira na comercialização deste tipo de produto, absolutamente inovador e dentro de todas as principais exigências da maioria dos órgãos certificadores, que regulam uma agricultura cada vez mais próspera, efetiva e moderna, especialmente na área agronômica e ambiental.

O portfólio de fertilizantes orgânicos e organominerais da Nutrisafra Fertilizantes Ltda foi pioneiro no Brasil, com mais de meio século de existência, com forte tradição no setor de HFF e uma expertise diferenciada e reconhecida por mais 260 filiais e mais de 15.000 cooperados da CAC – CC.